domingo, 9 de fevereiro de 2014

Manhente volta a brilhar

A escola EB 2,3 de Manhente (Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria), conquistou no passado  sábado, dia oito de fevereiro, mais uma vitória expressiva no segundo encontro distrital  (série A) do circuito do Desporto Escolar. Este foi realizado na escola EB 2,3 de Manhente e envolveu a participação de 44 alunos, pertencentes às cinco escolas que fazem parte da série A: para além da escola de Manhente, a escola Secundária de Amares, a escola Secundária Sá de Miranda de Braga e as escolas de EB 2,3 Abade do Neiva e de Fragoso. A organização esteve ao cargo do professor José Queiroga, que contou com o apoio da Coordenação Educativa de Braga – Desporto Escolar e teve como árbitros auxiliares os professores responsáveis de cada escola participante. A prova disputou-se em sete sessões, num sistema semi-rápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida dispunha de 15 minutos. O Agrupamento de escolas  Alcaides de Faria classificou-se colectivamente, em primeiro lugar, ao obter 26 pontos (classificação contando apenas os cinco jogadores melhores classificados de cada equipa), a escola Secundária de Amares e Fragoso ficaram em segundo e terceiro lugar com 20 e 18,5 pontos respectivamente. O agrupamento de escolas Alcaides de Faria esteve particularmente bem pois arrecadou 8 dos 16 troféus em disputa.
Os jovens barcelenses tiveram uma prestação brilhante: Ana Rita Lima sagrou-se campeã feminina. Miguel Ângelo Ferreira, Pedro Garrido e Carlos Daniel Gomes obtiveram os 3 primeiros lugares lugares no escalão de juvenis. Daniel Pereira e Joel Veiga obtiveram o segundo e terceiro  lugares no escalão de iniciados. David Costa e Diogo Simão Rodrigues, obtiveram os dois primeiros lugares no escalão de infantis A.
David Costa, contando apenas onze anos, foi a grande sensação do torneio, pois conseguiu obter 5 pontos, alcançando desta forma o 9º lugar da classificação geral.
Todos os jogadores presentes estiveram de parabéns, pela valia técnica demonstrada e pelo excelente espírito de camaradagem e amizade. É de realçar o desenvolvimento que o xadrez tem patenteado no concelho de Barcelos, graças ao trabalho, que já à alguns anos tem sido feito a nível das escolas e na aposta que a Academia de Xadrez de Barcelos e o Município têm efetuado ao nível do apoio prestado às camadas mais jovens






















Sem comentários:

Enviar um comentário